Seguidores

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A dor de ser trocado por outro

é psicanalista e escritora, autora do livro “A Cama na Varanda”, entre outros. Twitter: @reginanavarroQuestões do amor

Regina Navarro Lins fala de sexualidade e relacionamentos

Quando alguém é trocado por outro numa relação amorosa, o sofrimento é intenso e é difícil elaborar essa perda

"De repente a minha vida perdeu a cor: meu marido se encantou por uma amiga de minha filha. Foi uma situação bastante complicada. Ele não assumia a relação, mentia para mim e para minha filha, negava tudo, enfim... Muitas pessoas os viam juntos, mas nada comentavam. A situação foi ficando insustentável, a ponto de a mãe dela ir à minha casa e ficar me esperando voltar do trabalho. Foi horrível. Eu não sabia o que dizer, ao mesmo tempo em que me sentia diminuída, a última das mulheres. Demorei muito tempo para me recuperar, se é que consegui me recuperar totalmente. É difícil entender o que leva um homem a expor tanto a sua família. Passamos maus momentos, eu e meus filhos. Meu marido só assumiu a garota quando ela engravidou. Saiu de casa e foram morar juntos. Acho que ambos entraram numa roubada e o tempo está mostrando isso.”



Foto: Thinkstock/Getty Images
Quem é excluído se sente profundamente desvalorizado, com a autoestima bastante comprometida

Pensando na dor que o fato de ser trocado por outro provoca, lancei a seguinte pergunta no meu site: “Você já foi trocado(a) por outro(a)? Como foi?” O placar foi surpreendente: 71% das pessoas responderam sim. Selecionei então algumas respostas:

“Foi horrível. Primeiro, ela disse que queria um tempo pra pensar e duas horas depois, numa festa, já estava com outro. Eu me senti tão inútil...”

“Fui trocada várias vezes. Meu ex foi trabalhar em outro país e vinha de férias a cada dois meses. Após um ano nessa situação ele se casou por lá mesmo, não voltou. Meu atual caso, nesses três anos que estamos juntos, sempre tem uma namoradinha, coisa que dura uns dois meses no máximo e ele acaba voltando. Ou seja, já virou uma doença. Sou trocada de tempo em tempo.”

“Perdi minha esposa para um moleque. Descobri que tinha ficado velho e ranzinza aos 35 anos. Recuperei minha autoestima, voltei a ser aquele safado e bom ‘fdp’. Após virar amante de minha ex, ‘roubei-a’ de volta.”

“Foi terrível. Descobri, pelo celular, que meu marido me traía. Disquei e uma voz feminina atendeu: ‘Fala, Amor!’ Caí do cavalo. Mandei ele embora, mas ele nunca foi; ainda está comigo. Não me sinto vitoriosa. Não esqueço da frase dela ao atender o telefone”.

“Fui trocado por um amigo distante. Fui viajar e a minha namorada encontrou esse meu amigo. Começaram a conversar e quando se deram conta já estavam transando. Como eu soube? Certo dia encontrei esse meu amigo e trocamos telefone. Numa bela noite ele me liga e me diz que havia transado com uma pessoa. Curioso, comecei a interrogá-lo e as peças foram se encaixando. Até que percebi que a pessoa com quem ele havia transado era a minha namorada. Fiquei muito chateado e decepcionado; passei a não acreditar nas pessoas. Abalado e deprimido, chorei muito. Afinal, aquela foi a pessoa por quem dediquei a maior parte da minha vida.”

Pelos relatos acima comprovamos que essa situação não é nada fácil. Quando alguém é trocado por outro numa relação amorosa, o sofrimento é intenso e é difícil elaborar essa perda. A falta da pessoa amada provoca uma sensação de vazio e desamparo. Fomos ensinados a acreditar que apenas o parceiro amoroso é capaz de nos garantir não estar só, de ser amado e de ser uma pessoa importante, aumentando nossa autoestima.

Quando o parceiro prefere outra pessoa para viver ao seu lado, quem é excluído se sente profundamente desvalorizado, com a autoestima bastante comprometida. Acredita que falhou em alguma coisa e que sua falta de atrativos foi a grande responsável. Imagina que a pessoa escolhida é muito mais interessante, mais bonita, mais inteligente e melhor na cama. Tentando se sentir um pouco melhor, há quem tente desvalorizar o rival com comentários depreciativos, com se adiantasse alguma coisa: “você viu como ela tem a canela fina?” ou “o cara é um imbecil que não sabe nem falar direito”.

Mas nada disso adianta. É comum numa situação de rejeição serem reeditadas inconscientemente todas as rejeições sofridas desde a infância, exacerbando a dor do momento. Sem que se perceba, se chora naquela perda todas as outras anteriores. Entretanto, se a pessoa não depende tanto de apreciações externas para alimentar sua autoestima, pode ficar triste, sofre pela perda, mas sabe que vai continuar vivendo bem e experimentar novas relações amorosas.

Os homens suportam menos do que as mulheres a dor de se saber trocado por outro. Não ter conseguido segurar a própria mulher se reveste da dramática ideia de que não foi “macho” o suficiente, principalmente na cama. Muitos homens, desesperados, partem para agressões físicas ou entram em depressão.

Contudo, ser trocado por outro não significa que se é inferior. Em muitos casos, a troca ocorre porque a pessoa objeto da nova paixão possui algum aspecto que satisfaz inconscientemente uma exigência momentânea do outro, sem haver uma vinculação necessária com o parceiro rejeitado.

Siga @reginanavarro no Twitter

Fonte: http://delas.ig.com.br/colunistas/questoesdoamor/a-dor-de-ser-trocado-por-outro/c1597655676938.html

9 comentários:

  1. eu passei por isso também , namorava a 1 ano e meio nossa relação ia super bem até que um dia ele simplesmente chegou em minha casa não saiu do carro como era de costume me chamou e pediu que entrasse no carro pois queria conversar eu já imaginava o que era , ou ele iria dizer que havia me traido ou que queria terminar nosso relacionamento, mais não saia se quer uma palavra da boca dela. ele com os olhos cheios de lágrimas não sei se eram lágrimas sinceras, ou a famosa lágrima de 'crocodilo'. e continuava sem dizer nada até que eu fiz as perguntas. você me traiu?, ta gostando de alguém?e todas elas eram a mesma resposta NÃO!. então eu cheguei a pergunta final você quer terminar? e enfim ele me respondeu apenas balançou a cabeça com o sinal de SIM. e chorando me dizendo que queria um tempo sendo que já tinhamos conversado sobre isso a 2 semanas atrás e ele simplesmente me dizia que não queria me perder por nada porque eu era a 'mulher da vida dele', enfim depois que terminamos tivemos mais 2 conversas onde eu queria saber o porque da decisão dele e ele nunca me disse o real motivo também não precisava né pra bom entendedor meia palavra basta pro um cara que se dizia apaixonado por mim, jogar 1 ano e meio de história fora não seria pra ficar sozinho é claro. Mais mesmo assim ele nunca me disse a verdade, não demorou nem uma semana e minhas amigas o viram com outra mulher , a qual eu já tava desconfiada de quem era ' UMA COLEGA DE TRABALHO'. e ele não teve a umbridade de chegar pra mim e falar a verdade eu tive que saber pela boca dos outros e ter que ver o quanto ele foi desleal comigo, o que me doeu mais não foi nem ter sido trocada por outra porque coração é terra que ninguém pisa, se interessar por outra pessoa pode acontecer com qualquer um, mais o que mais me magoou foi ele ter sido desleal comigo, saber qe aquela pessoa que você confiava, tinha planos , sonhava em contruir uma familia Havia acabado com todas as suas expectativas. quase entrei em depressão , emagreci muito, não dormia, não comia, ia trabalhar só chorava , só deus sabe o quanto eu sofri ele asssumiu um relacionamento com ela, e ainda estão juntos. Fazem 8 Meses quando tudo aconteceu. hoje estou melhor , mas recuperada , Me valorizando a cada dia , custou enfiar na minha cabeça que ele nao me merecia. ainda não encontrei outra pessoa, mais tenho fé e sei que um dia vai aparecer aquela pessoa que realmente me mereça e que vai chegar pra mudar a minha vida, me fazer feliz e fazer esquecer Toda essa decepção que passei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm passei pela mesma situação, eu era noiva e ele me deixou por uma pessoa mais velha do que eu e ele.Ele jogou 1 ano e meio fora. Na mesma semana que terminamos ele assumiu o namoro com ela. Fiquei super mal. É horrivel esse sentimento de troca. Mas tudo que acontece na nossa vida tem um propósito. Estou me recuperando estou lendo bastante livros de auto ajuda um deles é O que toda mulher inteligente deve saber... Agora descobri que não sou a unica e nem a ultima a ser enganada.

      Excluir
    2. Aconteceu comigo na semana passada! Mas uma coisa eu tenho em mente: Não vou me entregar e nem transformar minha vida num inferno por conta de alguém que não está nem aí pra mim... É difícil? É!!! Mas temos que ser mais a gente... choro, sinto dor, me entristeço, mas sei do meu valor e sei que uma pessoa que age com requintes de crueldade para se afastar de outra não merece uma lagriminha minha... Ele foi sujo, cruel, covarde, frio... a máscara dele caiu... E eu não admito sofrer por uma pessoa assim... É incrível como ele foi cruel e mudou a personalidade dele... Quem conheceu e conviveu conosco fala que ele só pode ser doente mental pra fazer tudo que fez... Que ele seja bem feliz, por que mais cedo ou mais tarde serei também!

      Excluir
    3. Sua história é parecidíssima com a minha, só que no meu caso, foram 2 anos de namoro. Mas do jeito que aconteceu contigo, é idêntico do jeito que aconteceu comigo, as perguntas, as lágrimas e até mesmo "você é o amor da minha vida". Principalmente o sentimento de deslealdade, enquanto que quando estávamos juntos, sempre fui leal, honesta, fiel e sincera! Sempre. Tem coisas que a gente não entende, principalmente essas ceninhas, mas um dia a gente supera. Gente sincera e honesta é tudo, ia doer bem menos ter falado a verdade. É difícil e dói, mas um dia a gente supera. Está cheio de vida lá fora para ser vivida, tanta gente lá fora para conhecer. E não é por causa de um babaca imaturo que devemos nos valorizar. Porque sabemos o que somos, e pelo menos eu consigo dormir a noite tranquila, porque a minha mente está limpa!

      Excluir
  2. eu me chamo junior e a 4 anos namorava um garoto chamado Marcelo, eu fazia de tudo por ele, dava tudo que ele me pedia, tinha 17 anos e ele 16 quando a gente se apaixonou mas a pouco tempo descobri que ele sempre me traia com garotas, principalemte a cunhada dele minha ex melhor amiga, e além de tudo ele decidiu me trocar por uma vagabunda com filho realmente não entendo o que acontece o que eu fis de errado mas garanto que ele não vai ser meu ultimo amor tenho 20 anos e quero achar uma parceira ou um parceiro. 5194717865

    ResponderExcluir
  3. Estou passando por uma coisa bem parecida c esses depoimentos estou casada a 17 anos c o.mesmo homem e de 3meses p ca descobri por ele que ele se apaixonou pela amiga da minha filha mais o.pior disse q ainda me ama como e mentira como.um homem pode gostar de duas mulheres estou c ele ainda empurrando c a barriga afinal.ele n chegou a fikar c ela ela so.tem 13 anos eu tambem gosto dele minha esperança é ele esquecer dela e voltar a me amar somente a mim

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Estou vivendo esse momento complicado também!
    Há 5 anos trabalho na mesma empresa, e a cerca de 03 anos uma pessoa começou a me assediar, dizia que gostava de mim, que queria uma oportunidade, que eu era um mulherão, que me admirava muito..ou seja inúmeros elogios e pura sedução..chegou ao ponto de todo mundo na empresa perceber, pois em todas as festas que íamos ele não me deixava em paz...todo mundo começou a dar a maior força para ele e eu dizendo não, pois sabia que ele é um mulherengo...até que no final do ano passado, eu muito carente sem ninguém há mt tempo, resolvi dar uma oportunidade para essa pessoa!
    Esse foi o meu mal..ele somente me enganou, me escondeu todo o tempo dizendo que era pq trabalhavamos no mesmo lugar, nunca podia me ver nos finais de semana, cheio de compromissos e eu aceitando tudo pq nossos amigos falavam..não o pressione, ele detesta ser pressionado!
    Até que comecei a descobrir que ele estava namorando uma menina 11 anos mais nova do que ele e que ele dizia que era somente amiga! Pois bem, dei uma dura nele e ouvi as maiores barbaridades...que eu era uma meta a ser alcançada, que em nenhum momento ele quis me levar a sério, que era um brincadeira mesmo, que ele não gostava de mim, que eu era um nada, que ele jamais iria me elogiar para ninguém somente se estivesse bêbado!! Juro, ele atacou o lado mais frágil de qualquer mulher, fiquei me sentindo a última delas e até hoje o meu amor próprio está abalado e o pior é que trabalhamos no mesmo lugar, e tenho que ver e saber que ele está mega feliz...com tudo o que pediu a Deus e somente quis me machucar!
    Não entendo o sentido da brincadeira, juro que não intendo!
    Obrigada por me ouvirem.

    ResponderExcluir
  5. Nossa já passei por diversas situações no meu realcionamento de 3 anos e meio. Sendo ele meu primeiro amor, primeiro namorado, primeiro tudo. Meu relacionamento sempre foi conturbado, porem nos amavamos e esses pequenos probleminhas sempre eram resolvidos. Ao passer do tempo tiveram 3 traições e 4 agressões. Coisas que eu jamais admitiria em sã consciência, porém eu quis relevar uma relação depois de tudo isso, pq achei que nao conseguiria sobreviver sem ele ao meu lado. Enfim depois de tudo que relevei agora ele veio me pedir um tempo pois precisava pensar na vida dele e blá blá blá, chorei muitooooooooooooooooooooooo mais dei o tempo pois o amor que sento eh mto forte...Resumindo esse tempo ele estava com outra ai passou um tempo quis voltar para mim eu OTARIA aceitei e a 2 semanas ele pediu pra terminar pq estava c a mesma na qual me deixou. Agora diz que são so amigos e que ela da maior força para que a gente volte. Quanta ipocresia e quanta burrice da minha parte, um relacionamento que já deveria ter terminado a tempos por erros corriqueiros que eu fui deixando empurrando com a barriga e hj sofro muitoo com tudo isso. As vsz acho que isso nunca vai acabar, lendo a declarações de vcs vi que nao sou a primeira nem a ultima a passer por tal situação. Agora so que que isso tudooo faça apenas parte do meu passado e que sirva como lição. CHEGA DE SOFRER POR QUEM NÃO ME MERECE!

    Obg por me ouvire.

    ResponderExcluir
  6. Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre FpS de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que clcn venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele clcn não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. D

    ResponderExcluir

Faça uma blogueira feliz, deixe teu comentário!!